Participação no Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual - SOCINE


O João Paulo Hergesel, aluminense de 24 anos e doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, participou, em 20 de outubro, do 20.º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, realizado em Curitiba, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). O estudante apresentou, na mesa temática Linguagens de Videoclipe, uma análise dos vídeos musicais produzidos pela novela “Chiquititas”.

A pesquisa, previamente intitulada “Os vídeos musicais como condutores de narrativa na telenovela do SBT”, surgiu com o objetivo de examinar o videoclipe enquanto auxiliar na condução da ficção seriada. Num primeiro momento, pretendeu-se entender o que é material intradiegético, conteúdo de dupla funcionalidade, produção paralela e elemento inorgânico. Em seguida, almejou-se oferecer um estudo estilístico, a fim de observar os traços audiovisuais e o enlace entre palavra e imagem.

Chegou-se à consideração de que o SBT propôs, em seu núcleo de teledramaturgia, uma fusão entre uma “linguagem da telenovela” e uma “linguagem do videoclipe”, avançando nas propostas já conhecidas de momentos musicais e/ou videoclipes ocasionais na ficção televisiva brasileira. Em “Chiquititas”, os vídeos demonstram conduzir total, parcial ou minimamente a fábula principal, salvo os exemplos em que eles cumprem tão somente com as funções de entretenimento e de prenúncio do início ou do encerramento do capítulo.


Esse estudo foi resultado do trabalho apresentado como exigência parcial para conclusão da disciplina “Estudos analíticos de televisão”, ministrada pelo Prof. Dr. Renato Luiz Pucci Jr., do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), no primeiro semestre de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas