Perfil

João Paulo Hergesel é um escritor paulista nascido em 25 de julho de 1992. Doutorando em Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/Capes), é mestre em Comunicação e Cultura e licenciado em Letras pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Possui especialização em Saúde do Adolescente (UnYLeYa) Linguística e Formação de Leitores (FACEL), Psicanálise e Literatura Infantil (FACEL) e Teoria da Literatura e Produção de Texto (FACEL).

Atua nos grupos de pesquisa Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira (UAM/CNPq) e Narrativas Midiáticas (Uniso/CNPq), além de ser líder do Grupo de Estudos em Narrativas Midiáticas Infantis e Juvenis (Uniso/CNPq). Dedica-se à pesquisa na área de narrativas midiáticas, com enfoque nos estudos estilísticos, e à produção literária, sobretudo no segmento infantojuvenil.

É autor dos livros literários: 20 Contar (2008); Anilina, Ziguezague e Désirée (2011); Um gato caolho do rabo comprido (2013); Um perfume chamado Dri (2014); 11 de março (2015); Aproveita, Julieta! (2015); Nectarinas (2016); Eu acho que vi um fantasma (2017); Como calar a boca de um dragão? (2017); Pode beijar a noiva (2018); e Beijos de chocolate branco (2018). Escreveu, ainda, os livros acadêmicos Estilística cibernética (2013); e Estilística aplicada à websérie (2015).

Participou de mais de 80 antologias, dentre as quais se destaca O parque: antologia de contos juvenis – por escritores paulistas nascidos na década de 1990 (2018), a qual também assina como organizador.

Coleciona dezenas de prêmios literários, nacionais e internacionais, entre eles: Desafio dos Escritores (Câmara dos Deputados, em Brasília), Cancioneiro Poético (Instituto Piaget, em Portugal), Mapa Cultural Paulista (Secretaria de Cultura, em São Paulo), Concurso Monteiro Lobato de Contos Infantis (SESC-DF, em Brasília) e Prêmio Ganymedes José de Literatura Infantil e Juvenil (União Brasileira dos Escritores).

É conselheiro da Editora da Universidade de Sorocaba (Eduniso) e membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO-MG), da Academia Cearense da Língua Portuguesa (ACLP-CE), da Academia Lavrense de Letras (ALL-MG), da Academia Olindense de Letras (AOL-PE) e da Academia Cearense de Letras (ACL-CE). É sócio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).

Foi funcionário do Departamento Municipal de Educação da Prefeitura de Alumínio, professor eventual da rede municipal de ensino e jurado-avaliador de concursos literários. Publicou, além de textos literários, artigos com temas direcionados à área de pesquisa acadêmica. Realizou um projeto de pesquisa com foco na análise do estilo presente na escrita cibernética; outro sobre a relevância de recursos estilísticos em webséries.

Durante a graduação, monitorou o grupo de estudos em Literatura Brasileira Contemporânea na Uniso e contribuiu como colunista para o Jornal de Alumínio Regional e para a Gazeta de Alumínio. Tem experiência com edição de livros (revisão gramatical, copidesque e orientações textuais) e outros materiais didáticos e já lecionou Técnica e Metodologia de Redação no Colégio Objetivo São Roque.

Foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de Alumínio, membro do Grupo de Trabalho Cultura enquanto Plataforma Pedagógica e voluntário do Programa Escola da Família (E. E. Honorina Rios de Carvalho Mello). Atualmente, desenvolve projetos nas áreas de Língua Portuguesa, Comunicação e Cultura, especialmente envolvendo os Estudos Televisivos. Mantém, sobretudo, um projeto de pesquisa que visa à análise estilística das narrativas construídas em programas produzidos pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), além de sustentar uma produção literária bastante ativa.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas