Participação no Congresso Internacional Comunicação e Consumo - COMUNICON
João Paulo Hergesel
participou, neste 15 de outubro, do 6.º Encontro de Grupos de Trabalho do
Congresso Internacional Comunicação e Consumo (Comunicon). O aluminense se
apresentou no grupo “Comunicação, consumo e identidade: materialidades,
atribuição de sentidos e representações midiáticas” do evento sediado pela
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
O trabalho intitulado
“Entra a filha do Silvio Santos e volta a Patrícia Abravanel: estripulias
expressivas no programa do SBT ‘Máquina da Fama’” é mais uma amostra das
pesquisas realizadas no doutorado em Comunicação pela Universidade Anhembi
Morumbi. Segue um resumo do que foi exposto:
O
“Máquina da Fama” é um programa de auditório que consiste na competição entre
covers e na transformação de artistas convidados em fenômenos do cenário
musical. Fechando o ano de 2015 na vice-liderança em audiência e iniciando 2016
com constantes vitórias sobre Xuxa, o formato é responsável por momentos
marcantes na história contemporânea do SBT. Levando isso em consideração,
questionou-se como os recursos expressivos utilizados por essa narrativa
sugerem atingir a sensibilidade do telespectador. Para tentar responder a essa
indagação, analisou-se um trecho do programa em que a apresentadora Patrícia
Abravanel estabelece diálogo com ela própria, como se fossem personalidades
distintas, antes de executar a tarefa de imitar a cantora Beyoncé.
Pretendeu-se, com isso, investigar se as figuras de linguagem funcionam como
elementos ativadores de criatividade e aproximação, consolidando as marcas
estilísticas do produto e atribuindo sentido a essa representação midiática.
O artigo foi bem recebido
pelos pares e publicado nos anais do evento, disponíveis para acesso em: http://anais-comunicon2016.espm.br.
Comentários
Postar um comentário