Participação no Congresso Internacional Comunicação e Consumo - COMUNICON


João Paulo Hergesel participou, neste 15 de outubro, do 6.º Encontro de Grupos de Trabalho do Congresso Internacional Comunicação e Consumo (Comunicon). O aluminense se apresentou no grupo “Comunicação, consumo e identidade: materialidades, atribuição de sentidos e representações midiáticas” do evento sediado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

O trabalho intitulado “Entra a filha do Silvio Santos e volta a Patrícia Abravanel: estripulias expressivas no programa do SBT ‘Máquina da Fama’” é mais uma amostra das pesquisas realizadas no doutorado em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Segue um resumo do que foi exposto:

O “Máquina da Fama” é um programa de auditório que consiste na competição entre covers e na transformação de artistas convidados em fenômenos do cenário musical. Fechando o ano de 2015 na vice-liderança em audiência e iniciando 2016 com constantes vitórias sobre Xuxa, o formato é responsável por momentos marcantes na história contemporânea do SBT. Levando isso em consideração, questionou-se como os recursos expressivos utilizados por essa narrativa sugerem atingir a sensibilidade do telespectador. Para tentar responder a essa indagação, analisou-se um trecho do programa em que a apresentadora Patrícia Abravanel estabelece diálogo com ela própria, como se fossem personalidades distintas, antes de executar a tarefa de imitar a cantora Beyoncé. Pretendeu-se, com isso, investigar se as figuras de linguagem funcionam como elementos ativadores de criatividade e aproximação, consolidando as marcas estilísticas do produto e atribuindo sentido a essa representação midiática.


O artigo foi bem recebido pelos pares e publicado nos anais do evento, disponíveis para acesso em: http://anais-comunicon2016.espm.br.

Comentários

Postagens mais visitadas